segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A LITERATURA MORA NAS RUAS ?




Com certeza mora nas ruas e ao redor de mim. Não me distancio da realidade para poder descobrir o que tem de poesia por trás de algumas frases, versos ou palavras. Acho que entendo um pouquinho sobre o que o escritor e roteirista Marçal Aquino fala em uma entrevista concedida ao jornalista Mauro Ventura da Revista O Globo - " a realidade dispara a centelha da ficção dentro de mim?. Acho que isso explica porque meu olhar reúne os outros quatro sentidos. É através deles que sinto o mundo, seja lendo, vendo ou até fechando os olhos pra não ver. Achei perfeita essa frase dele. A impressão que tive é que ele deve ser pior que eu. Adora um delírio.


Adoro frases, versos, textos ou observações que dizem tudo de forma simples, mas poética. O simples tem algo de poético mesmo. No caso do escritor deve ser resultado de uma percepção refinada que o ajuda a pensar. Um poeta que se esconde atrás das palavras e brinca para ter certeza daquilo que observou. Um incansável observador do que acontece ao seu redor. Ele precisa do estímulo da realidade para criar os melhores títulos. Destaque para algumas belas pérolas cheias de significados desse escritor que adorei conhecer : "Amor e outros objetos pontiagudos" ou ainda "Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios". É a partir desta descoberta que ele começa a inventar suas histórias. Brilhante!

Estou aqui pra concordar com ele, a literatura mora nas ruas. Basta um pouco de sensibilidade pra entender que a vida precisa é disso: poesia.



Obs.: Marçal Aquino é escritor e roteirista e segundo o jornalista Mauro Ventura que o entrevistou "o rei da conversa alheia. Participou como roteirista no filme "O invasor", "Os matadores", "Ação entre amigos", "Cão sem dono" e "Crime delicado". Em 2008, foi roteirista de "Nina" e " O cheiro do ralo". Agora, espero pelo livro para ver o que ele andou aprontando, cujo o título promete - " Grande circo humano".

  • Foto do site "Pílula pop"

Nenhum comentário: